Covid-19: após aprovação do 2º autoteste, saiba quando produtos vão chegar ao Brasil e quanto poderão custar
Os autotestes vão realizar coleta de amostra por 'swab' nasal e fornecer o resultado após 15 minutos

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registo do segundo autoteste para Covid-19, no Brasil. A nova unidade, denominada Covid Ag Defect, vai ser produzido a partir da próxima sexta-feira (5), pela empresa Eco Diagnóstica Ltda, em território nacional e deve custar entre R$ 39,90 e R$ 59,90.
Segundo a Anvisa, o produto foi desenvolvido para coleta de amostra por 'swab' nasal (cotonete no nariz), de forma não profunda, e fornece o resultado após 15 minutos.
O primeiro autoteste, aprovado há uma semana, é chamado de 'Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste', vai ser produzido pela empresa CPMH Produtos Hospitalares. A farmacêutica informou que já recebeu 20 milhões de unidades da china e a previsão de início da entrega está marcada para o próximo mês. O teste, que já é comercializado nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, também será feito com amostra de 'swab' nasal, que disponibiliza resultado em 15 minutos.
Além da CPMH e da Eco Diagnóstica Ltda, outras 68 empresas também fizeram pedidos para a Anvisa. Conforme última atualização no painel da Anvisa, treze tiveram o registro reprovado e duas estão em 'análise do cumprimento de exigência', uma das últimas etapas do processo. Outras 53 estão em sendo analisadas em outras etapas.